Considerando o conceito de criança como sujeito histórico e de direitos, que
interage, brinca,
imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos
sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura, são estabelecidos os seguintes direitos de
aprendizagem e desenvolvimento no âmbito da Educação Infantil:
· Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos;
· Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com
diferentes parceiros, crianças e adultos;
· Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções,
transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e
fora dela;
· Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções,
sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de
diferentes linguagens;
· Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma
imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de
cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar, em seu
contexto familiar e comunitário.